sexta-feira, 4 de julho de 2014

TEMA: Identidade do Professor (Portfólio)



UNIDADE: I
ATIVIDADE: 1.1
TEMA: Identidade do Professor (Portfólio)
CURSISTA: Antônio de Oliveira Neto


Ser professor nos tempos atuais não esta sendo fácil. Ser professor não se restringe apenas a ser dono de uma licenciatura, é algo mais.
Ser Professor é ter a consciência de que vai encontrar um caminho de desafios constantes pela frente, que são pertinentes á profissão. Ser Professor é até mesmo conviver na certeza das incertezas da classe. É buscar o aprendizado constante, pois o ensino é dinâmico e de múltiplos contextos e que como mediador da aprendizagem, o professor é um indivíduo que buscar o conhecimento com uma promessa de repassá-lo a diante. E aí tá, para quem, se o nosso público não quer, ou poucos querem. Ser professor é tarefa complicada! Mas é uma missão, coube a nós a incumbência de: “mediar aprendizagem”. De certo é que, é na interface de trabalho mútuo que atua o novo docente, aprendendo – repassando e para isso, as interações das novas tecnologias fazem parte do quotidiano do atual Professor. Este é um novo contexto que já virou rotina nova no processo de ensino-aprendizagem, ou pelo menos deveria ter acontecido. 
Portanto, é identidade de Professor, além de multiplicador de Saberes, atuar como um facilitador deste processo, um mediador das ideias apresentadas e um incentivador de novas pesquisas. Deve ser um orientador da aprendizagem, conhecido como aquele que mostra caminhos e possibilidades para que o aluno faça suas próprias escolhas.
Antônio Neto

Nenhum comentário: