UNIDADE:
I
ATIVIDADE:
1.2
TEMA: Educação e Tecnologia (Portfólio)
CURSISTA: Antônio de Oliveira Neto
EDUCAÇÃO
E TECNOLOGIA
A hora e a vez da
tecnologia para ajudar na educação.
Estamos diante de uma nova fase. Estamos vivendo um
momento de demonstração de que a modernização da educação é séria demais para
ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar, é a aliança da
tecnologia com o humanismo, produto indispensável para criar uma real
transformação.
As tecnologias da informação e comunicação
realmente têm provocado mudanças na educação, originando novos modos de difusão
do conhecimento, de aprendizagem e novas relações entre Professores e alunos.
Mas de fato, o termo tecnologia é novo ou velho?
O termo tecnologia não é algo novo, tecnologia é
um artefato, um método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho
mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente, sua
vida mais agradável e divertida. A tecnologia, neste sentido, não é algo novo –
na verdade, é quase tão velha quanto o próprio homem.
Para
a educação, nem todas as tecnologias inventadas pelo homem são relevantes.
Algumas apenas estendem sua força física, seus músculos. Outras apenas lhe
permitem mover-se pelo espaço mais rapidamente e/ou com menor esforço, o que as
tornam irrelevante para a educação. As tecnologias que estendem a capacidade de
comunicação do homem, contudo, existem há muitos séculos.
A
tecnologia a serviço da educação é aquela que estende a sua capacidade de se
comunicar com outras pessoas, que aumentam os seus poderes intelectuais: sua
capacidade de adquirir, organizar, armazenar, analisar, relacionar, integrar,
aplicar e transmitir informação. (Tecnologias, como por exemplo, incluindo a
fala humana, a escrita, a imprensa, currículos e programas, giz e quadro-negro,
e, mais recentemente, a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo e,
naturalmente, computadores e a Internet). Este tipo de tecnologia dinamiza as
formas de aprendizagem.
A tecnologia traz muitos benefícios para o ensino, e que com essa
ferramenta, tanto o professor quanto o aluno podem fazer pesquisas de estudos e
fazer busca de informações de diversos acontecimentos, mantendo - se sempre
informados.
Portanto,
Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando a expressão
“Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e
quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas
como currículos e programas.
Neste sentido, é preciso entender é que, a educação, hoje, precisa adquirir um novo formato, no qual a comunicação não seja mais unilateral, e sim uma conversa de mão dupla. O aluno precisa se engajar não somente com o professor, mas também com seus colegas de classe.
A tecnologia pode e deve facilitar este trabalho, instigando a troca de informações e conhecimento, além de fornecer uma análise mais completa e precisa de cada estudante.
Neste sentido, é preciso entender é que, a educação, hoje, precisa adquirir um novo formato, no qual a comunicação não seja mais unilateral, e sim uma conversa de mão dupla. O aluno precisa se engajar não somente com o professor, mas também com seus colegas de classe.
A tecnologia pode e deve facilitar este trabalho, instigando a troca de informações e conhecimento, além de fornecer uma análise mais completa e precisa de cada estudante.
Antônio Neto
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