sexta-feira, 4 de julho de 2014

TEMA: Educação e Tecnologia (Portfólio)



UNIDADE: I
ATIVIDADE: 1.2
TEMA: Educação e Tecnologia (Portfólio)
CURSISTA: Antônio de Oliveira Neto

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
A hora e a vez da tecnologia para ajudar na educação.
Estamos diante de uma nova fase. Estamos vivendo um momento de demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar, é a aliança da tecnologia com o humanismo, produto indispensável para criar uma real transformação.
As tecnologias da informação e comunicação realmente têm provocado mudanças na educação, originando novos modos de difusão do conhecimento, de aprendizagem e novas relações entre Professores e alunos. Mas de fato, o termo tecnologia é novo ou velho?
O termo tecnologia não é algo novo, tecnologia é um artefato, um método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente, sua vida mais agradável e divertida. A tecnologia, neste sentido, não é algo novo – na verdade, é quase tão velha quanto o próprio homem.
Para a educação, nem todas as tecnologias inventadas pelo homem são relevantes. Algumas apenas estendem sua força física, seus músculos. Outras apenas lhe permitem mover-se pelo espaço mais rapidamente e/ou com menor esforço, o que as tornam irrelevante para a educação. As tecnologias que estendem a capacidade de comunicação do homem, contudo, existem há muitos séculos.
A tecnologia a serviço da educação é aquela que estende a sua capacidade de se comunicar com outras pessoas, que aumentam os seus poderes intelectuais: sua capacidade de adquirir, organizar, armazenar, analisar, relacionar, integrar, aplicar e transmitir informação. (Tecnologias, como por exemplo, incluindo a fala humana, a escrita, a imprensa, currículos e programas, giz e quadro-negro, e, mais recentemente, a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo e, naturalmente, computadores e a Internet). Este tipo de tecnologia dinamiza as formas de aprendizagem.
A tecnologia traz muitos benefícios para o ensino, e que com essa ferramenta, tanto o professor quanto o aluno podem fazer pesquisas de estudos e fazer busca de informações de diversos acontecimentos, mantendo - se sempre informados.
Portanto, Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando a expressão “Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. 
Neste sentido, é preciso entender é que, a educação, hoje, precisa adquirir um novo formato, no qual a comunicação não seja mais unilateral, e sim uma conversa de mão dupla. O aluno precisa se engajar não somente com o professor, mas também com seus colegas de classe.
A tecnologia pode e deve facilitar este trabalho, instigando a troca de informações e conhecimento, além de fornecer uma análise mais completa e precisa de cada estudante.
Antônio Neto

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