sábado, 17 de maio de 2014




OBA é a sigla para Olimpíada Brasileira de Astronomia, evento oficial da SAB - Sociedade Astronômica Brasileira, que mobiliza estudantes do ensino fundamental e médio em torno de temas ligados à Astronomia desde 1998.
A partir de 2005, numa parceria com a AEB - Agência Espacial Brasileira, a OBA passou a ser Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, ampliando o conteúdo abordado na prova.  Entre 2008 e 2013, com a entrada de Furnas na parceria, a prova passou a contemplar também questões ligadas ao consumo e geração* de energia elétrica. Em 2014 volta a ter apenas questões de Astronomia e Astronáutica.
A grande novidade de 2014 é o aplicativo Simulado OBA, disponível para iPad e iPhone que rodam o iOS da Apple e também smartphones e tablets que rodam Android. O aplicativo faz perguntas, baseadas em provas anteriores da OBA. E aponta o número total de acertos e dá dicas sobre as respostas erradas. Simples, mas bem bacana e eficiente para despertar o interesse pelo estudo da Astronomia.
Ficou interessado? Veja os links para download logo abaixo.
Quando for baixar o aplicativo, fique atento a dois detalhes:
I) Há quatro níveis de prova e, portanto, quatro níveis de simulados. Os três níveis iniciais equivalem ao ensino fundamental e o nível 4 corresponde ao ensino médio.
II) Há duas versões: uma gratuita (restrita e com propagandas) e outra paga (sem propagangas e com mais recursos).

:: O site oficial da OBA 
O site www.oba.org.br merece uma visita! Além das provas dos anos anteriores, resolvidas e comentadas, você vai encontrar vasto material didático e dicas de Astronomia, como por exemplo:
E tem muito mais. Entre lá e descubra.

:: Vaquinha para comprar um planetário digital 
Os organizadores da OBA, liderados pelo prof. João Batista Canalle (UERJ), que sempre promovem eventos de capacitação de professores e alunos por todo o Brasil, abriram campanha para arregcadar R$ 50.000 reais para a compra de um planetário móvel digital. O planetário, nos eventos de capacitação, será uma ferramenta muitíssimo importante!
Participe da vaquinha aqui. Quando eu estava escrevendo esse post, eles já tinham conseguido 95% do dinheiro necessário. Sensacional!

* Sendo mais rigoroso, o termo geração, quando se trata de energia, não é fisicamente correto. No caso das unsinas responsáveis pela energia elétrica que utilizamos, elas não geram energia elétrica mas apenas transformamos energia não elétrica em energia elétrica.

Nenhum comentário: