quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cientistas da Nasa acham provas de água vinda das profundezas da Lua

 
Grãos minerais da cratera Bullialdus, localizada perto do Equador da Lua, trazem indícios de água magmática, anunciou a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), em agosto de 2013. A sonda indiana Chandrayaan 1, que tem um instrumento de mineralogia da Nasa, detectou na porção central da cratera um " volume significativo de hidroxila, uma molécula feita de um átomo de oxigênio e um de hidrogênio, o que prova que as rochas contêm água que se originou muito abaixo da superfície lunar" Nasa/JPL 

Cientistas encontraram na superfície da Lua provas de água em grãos minerais de origens ainda desconhecidas da profundidade do satélite, informou a Nasa nesta terça-feira (27).

Os pesquisadores usaram dados coletados pelo Instrumento de Mineralogia (M3), de tecnologia da Nasa, a bordo da cápsula Chandrayaan 1, da Organização de Pesquisa Espacial de Índia, e detectaram água magmática, ou seja água originada nas profundezas lunares.
É a primeira detecção desta forma de água a partir de um objeto na órbita da Lua. Estudos anteriores mostraram a existência de água magmática em amostras lunares coletadas pelos astronautas do programa Apollo. 
O M3 captou imagens da cratera Bullialdus, causada por um impacto perto da linha equatorial da Lua. A Nasa explica que os cientistas estão interessados nessa área porque podem calcular melhor o volume de água dentro das rochas devido à localização do buraco e ao tipo de minerais contidos lá.
O pico central da cratera é composto por um tipo de rocha que se forma nas profundezas da crosta lunar e do manto lunar quando o magma fica preso ali.

23 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Se, essa água se tornar potável sera um grande passo para escassez da água no planeta . Todos, ou quase todos, já viram ou ouviram falar do que pode acontecer se continuarmos desperdiçando um bem tão vital como água potável. Mas, parece que apenas um número relativamente pequeno está levando esse problema a sério. Com a descoberta d'água na lua vai gerar muitos conflitos por causa da escassez da água na terra, isso é um beneficio muito grande para todos nós, porque se as coisas continuarem como estão indo, vai morre mais gente ainda pela falta de água e com essa descoberta teremos a certeza que daremos muitos dias de vida para a geração futura. "Mais tem um porém, essa água na lua, pode ser o pavio pra a 3ª Guerra Mundial".

FRANCISCO DAS CHAGAS ARAUJO SARAIVA
ALUNO DO 2º ANO .

Unknown disse...

Creio que pode sim ter essa hipótese que tenha água realmente na Lua, onde cientistas da NASA já detectarão isso desde de 2009,onde eles anunciaram que poderá HAVER mais agua na Lua do que na Terra, a água ainda está cristalizada em forma de gelo no subsolo de uma região do sul da Lua mais se realmente esses estudos estiverem certo e concretizados e se essa agua for realmente potável podem ser de boa utilização para a NASA pois podem proporcionar a instalação de bases de lançamentos de foguetes na Lua, viagens a lugares mais distantes da Terra como por exemplo para outros planetas (como marte onde lá também estar em estudos para saber se realmente a agua no local ) ,e principalmente também pode se de grande consumo para o ser humano pois sabemos que a terceira guerra mundial pode ser provocada por falta de agua no nosso planeta .




DIANDRA KELLY LIMA ARAÚJO
ALUNA DO 2º ANO

Betinho Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Betinho Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Betinho Brito disse...

Bom se isso que os cientistas acham for mesmo verdadeiro que realmente tem água na lua, ela pode ajudar a sustentar uma base que poderia, com ajuda da baixa gravidade, pesquisar novos remédios ou novos materiais e possivelmente, poderíamos alimentar o sonho de morar na lua caso a sobrevivência na terra fique impossível.

FRANCISCO HUMBERTO DE BRITO FILHO
ALUNO DO 2° ANO

Joyce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joyce disse...

Realmente acho que pode sim existir água na lua, e será extremamente bom se essa historia for verídica, principalmente se essa água for potável, pois caso haja a hipótese dessa água ser própria para o consumo humano será de grande satisfação nossa, pois muitos se preocupam com o futuro do planeta terra, e todos sabem que a água é um elemento de extrema importância desse futuro.
Estudos revelam que a quantidade de água no nosso planeta é a mesma nos últimos milênios, isso quer dizer que a água como um todo não vai acabar. Porém, o problema é que a cada dia que se passa, mais vidas surgem e o consumo de água aumenta, e a quantidade de água de boa qualidade e disponível para o consumo humano vai diminuindo.
Não descarto a hipótese de que exista água na lua, pois desde alguns anos atrás cientistas da NASA vem estudando esse caso, mas creio eu que essa água não será própria para o consumo humano!



MARIA JOYCE SARAIVA DOS SANTOS
ALUNA DO 2º ANO

Unknown disse...

Se tratando do bem mais valioso do planeta e prevendo a escassez do mesmo. A presença da água na lua proporciona um expectativa de vida em outro ambiente, além do nosso planeta. Contudo, isso é a descoberta de uma riqueza inestimável.

BRUNA PRISCILA MARTINS TAVARES
ALUNA DO 2° ANO

higor disse...

bem pela comprovação dos cientistas a realmente água na lua mais será que isso poderar ajudar a nosso planeta vamos ver da qui pra frente como será a retirada dessa água e se outros paises não vão querer estudar esse tipo de água que existe lá por que isso pode ser um bom caso para comesar a 3 guerra mundial...

higor dantas da cruz
2°ano

samuel disse...

bom,como diz os cientistas acredito que e verdade a existência de água na lua ,pois com os nossos estudos de hoje as descobertas iram ficando cada vez mais faceis,e com essas descobertas vamos ver se elas vão funcionar daqui a alguns anos se por acaso acabar a agua existente em nosso planeta...

Samuel saraiva resendes
2°ano

Unknown disse...

Esse fato de existir água na lua foi comprovado pela NASA desdo ano de 2009. Além dessa descoberta ser uma possibilidade de haver vida na lua, além do planeta terra, podemos pensar também na possibilidade de ser um grande avanço para a humanidade, principalmente se essa água for potável, pois a porcentagem de água salgada é maior que a da água doce, e isso nos preocupa porque esse pode ser o motivo para a 3º guerra mundial. Se essa água encontrada servir para o consumo humano ajudará bastante, apesar dela ainda está em forma de gelo.


TAYNÁ REGES DANTAS
ALUNA DO 2ºANO

Larissa Oliveira disse...

Bom muitos se perguntaram-se,se poderia haver água em outros planetas cientistas especularam há vários anos sobre essa hipótese de que havia água na lua,os mesmos queriam uma explicação mais concreta para a quantidade de hidrogênio detectada nos polos lunares que foram descobertas em pesquisas anteriores.
Só agora a NASA levantou indícios que pode sim haver água na lua,por meios de experimentos,que foi encontrado um grande volume de hidroxila uma molécula feita de um átomo de hidrogênio e um de oxigênio,que comprovam que há água nas rochas da superfície lunar mais precisamente no subsolo da região sul da lua.
Essa possível descoberta será fundamental para os cientistas juntamente com a NASA explorarem cada vez mais outas hipóteses tais como se um dia a especie humana poderia habitar não só a terra mais outros planetas.
Estudos revelam que a água potável da terra virá a acabar, se essa descoberta for mesmo concreta, e estudos apontarem que essa água encontrada for propícia para o consumo humano,creio eu que a espécie humana em alguns anos irá habitar a a lua.
É acredito que pode sim haver água na lua.

LARISSA JAIANE OLIVEIRA DA COSTA
ALUNA DO 2°ANO
DA ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO OLIVIA SARAIVA MAIA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom, acredito que essa descoberta tenha sido bastante surpreendente para os cientistas, assim como está sendo também para nós. Antes, todos tinham em mente que as rochas da lua estavam totalmente secas, e inclusive que qualquer gota de água encontrada seria consequência de contaminação humana.
Através das informações, podemos observar que mesmo os dados revelando as moléculas de água, elas ainda podem ser pequenas. Percebemos que a água encontrada, não significa que um "mar" foi encontrado na superfície lunar, mas que as pequenas moléculas descobertas são muito significativas para o futuro do nosso planeta. Creio que seja mais um ponto positivo para a "terra", mesmo diante de tantas catástrofes produzidas pelas mãos humanas.



YANKA KAROLINE LOPES SARAIVA
ALUNA DO 2° ANO

Unknown disse...

Sim, pode ser verdade a grande descoberta de água na lua,pois será uma coisa relativamente boa para ajudar varias pessoas.
Segundo as descobertas da NASA depois de uma explosão na lua feita por cientistas, de lá sairão poera, vapor e mais de 90 litros de água congelada.
Porém toda essa água servirá para construção de uma estação espacial da NASA, derretida pode virar bebida para os astronautas e resfriar as máquinas dos foguetes.


MARIA DE FÁTIMA SARAIVA DE LIMA

ALUNA DO 2º ANO

Gilson oliveira disse...

Sim, pois essa hipótese é muito importante para a humanidade,portanto se realmente existir vai nos proporcionar varias descobertas que futuramente nos ajudarão.
Essa água vai beneficiar em maior parte agência espacial americana NASA,possivelmente proporcionará viagens a lua.
JOÊNIO MARQUES DE OLIVEIRA
2º ANO

Maria Aparecida Saraiva de O. Dantas disse...

Bom,eu acredito que seja realmente verdade, pois a NASA, agência Espacial Americana anunciou provas de uma descoberta extraordinária, a existência de água na superfície da lua.
A água foi encontrada pelo instrumento de Mineralogia da NASA,que captou imagens da cratera, causada por um impacto perto da linha equatorial da lua, porém de acordo com a publicação, a água magmática, que nasce nas profundidades do Satélite, foi encontrada em grãos minerais na superfície lunar, pois foi sempre um desafio para o ser humano nas primeiras civilizações, astrônomos e cientistas levaram séculos tentando desvendar esses mistérios, primeiramente tentaram entender as faces da lua e estudaram o tamanho, sempre suspeitaram que ali havia algo muito precioso e interessante, no Polo sul do Satélite, por causa dessa grande descoberta, o ano de 2009 ficou na história da astronomia.
E com certeza toda essa água vai servir para muitas coisas,porém se os elementos químicos for separados o Oxigênio pode ajudar na respiração dos astronautas e o Hidrogênio pode ser usado como combustível para foguetes.

ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO OLÍVIA SARAIVA MAIA

ALUNA: MARIA APARECIDA SARAIVA DE O. DANTAS

SÉRIE: 2º ANO

PROFESSOR: ANTÔNIO DE OLIVEIRA NETO

beatriz disse...

Creio que pode sim ter água na lua. Mais se isso for mesmo verdade pode nós ajuda muito pois todos sabemos que no futuro não a vera água potável no nós planeta terra.


ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO OLÍVIA SARAIVA MAIA


ALUNA:ANA BEATRIZ VERAS MARTINS


PROFESSOR: ANTÔNIO DE OLIVEIRA NETO

higor disse...

Se for verdade a existência de agua na lua será um grande avanço nos estudos da ciência. Não sei como isso poderá nos beneficiar porque não sabemos se a agua e potável.

MAURÍCIO DUTRA DE MORAIS.
2°ANO

higor disse...

bem,pelo que os cientistas dizem acho que tem água na lua,mais só saberemos se essa água nos beneficiará após mais estudos.

Suiane oliveira idalino
2°ano

Unknown disse...

Eu acredito que seja verdadeira pois com essa descoberta de existência de água na lua,futuramente pode ser usada para benefícios tecnológicos e científicos.Mas isso só serão descobertos depois de estudos e experimentos científicos com o objetivo de conhecer os bens e os males que a água na lua pode trazer para a humanidade.
Aluna:Fernanda Araújo Saraiva
2º ano do Ensino Médio.

higor disse...

Sim,eu acho que existia outro planeta antes do nosso, porque a cada dia que passa a tecnologia continua descobrindo novas espesses muito estranhas que pode ser de outro universo.E por isso que acho que existia outras formas de vidas antes de nos surgimos,que sabe no futuro podemos descobrir se existia ou não outro,já descobrimos ate água na lua.

Eugenio glarestânio de oliveira
2°ano