terça-feira, 28 de agosto de 2012

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969. Realizou, assim, uma das maiores ambições da humanidade, um sonho cultivado pelo homem desde que começou a reparar no grande disco prateado que brilhava no céu à noite.



Formado em engenharia aeronáutica, com mestrado em engenharia aeroespacial, Neil Armstrong foi aviador da marinha americana, escolhido para o programa aeroespacial na segunda seleção de astronautas, em 1962. Voou em aviões de caça supersônicos e se tornou comandante nos treinamentos feitos na Terra, bem como nos vôos espaciais da Gemini 8 (1966) e da Apollo 11 (1969).



Para realizar a façanha de chegar à lua, além de trabalho e muito dinheiro, os norte-americanos tiveram de enfrentar uma verdadeira a corrida espacial. Em 4 de outubro de 1957, a extinta União Soviética saiu na frente, colocando em órbita da Terra o satélite Sputnik. Os soviéticos se mantiveram na dianteira, por alguns anos, com outras experiências bem sucedidas, inclusive o primeiro vôo espacial tripulado por um ser humano, Iuri Gagarin, em 1961.



Em meio à Guerra fria, os americanos não podiam ficar atrás. Em maio de 1961, o presidente Kennedy fez um discurso em que lançou à nação o desafio de levar o homem à Lua antes que a década terminasse. A partir de então, os EUA colocaram em marcha um ambicioso programa espacial tripulado que iniciou com o Projeto Mercury, que usava uma cápsula com capacidade para um astronauta em manobras em órbita terrestre, seguido pelo Projeto Gemini com capacidade para dois astronautas, e finalmente o Projeto Apollo, cuja espaçonave tinha capacidade de levar três astronautas e pousar na Lua.



A jornada para a Lua teve início na manhã do dia 16 de julho de 1969, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde a nave espacial "Apolo 11" decolou, tripulada pelos astronautas Edwin "Buzz" Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong.



Quatro dias depois, a cerca de 384 mil quilômetros da Terra, o módulo pousou na superfície lunar, na noite do dia 20. Armstrong teve de fazer a aterrissagem usando o controle manual e o recado que transmitiu à NASA foi "A águia pousou". Armstrong foi o primeiro a sair da nave. Ao pôr os pés na Lua, disse a célebre frase: "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade".



O acontecimento transmitido pela TV foi assistido por um bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo inteiro. Durante duas horas, 31 minutos e 40 segundos, os dois astronautas, Neil e Edwin, percorreram a superfície lunar e recolheram 21,7 quilos de pedras e de amostras de solo. Deixaram no satélite uma bandeira americana e uma placa com os dizeres: "Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua em Julho de 1969 d.C.". A placa tinha a assinatura dos astronautas e do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.



Depois que retornou, Neil Armstrong assumiu funções administrativas e deixou a NASA em agosto de 1971. Em 1979 tornou-se diretor de uma fábrica de máquinas petrolíferas. Deu aula de engenharia espacial na universidade de Cincinnati até 1980. Armstrong serviu na Comissão Nacional do espaço de 1985 a 1986. Nesse ano, ele foi apontado vice-diretor da comissão presidencial que investigou a explosão da Challenger.


Neil Armstrong é casado e tem dois filhos. Ele atualmente vive em Ohio e trabalha para uma empresa que presta serviços para o Departamento de Defesa norte-americano.



8 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O referido texto comenta sobre algumas das lutas e tentativas de um grande fenômeno que ficou marcado na história de todo o mundo.
Neil Alden Armstrong, era piloto dos Estados Unidos, e durante sua trajetória, realizou acontecimentos incríveis, como o de ser o primeiro homem a pisar na lua em 1969.
Levou consigo a esperança e a curiosidade de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Antes de se tornar um grande astronauta, trabalhou combatendo guerra na Coreia como piloto de caça. Ingressou na NASA em 1962, além de também ter se integrado ao segundo grupo de astronautas da agência espacial. Ao chegar á lua, se expressou através de uma frase, que dava a entender que: “ POR UM SIMPLES PASSO, PODE-SE CHEGAR AO LONGE, E CONSEGUIR QUE SEMPRE ALMEJOU”.
Por fim, se foi aos 82 anos, mais deixou enormes expectativas e exemplos para quem sonha e quer realizar o seu sonho, pois muitas atitudes ao serem tomadas podem ser consideradas difíceis, mais não impossíveis!


Yanka Karoline Lopes Saraiva ( 1° ano Médio)

Joyce disse...

O texto publicado, comenta sobre a história de vida de Neil Armstrong um homem guerreiro que conseguiu realizar o que era o desejo de milhares de pessoas em todo o mundo. Em 20 de julho de 1969 ele realizou o espetacular desejo tornando-se assim o primeiro homem a pisar na lua.
Neil Armstrong que sempre foi um homem inteligente teve grandes formaturas exemplos delas são : engenharia aeronáutica e mestrado em engenharia, e ainda mais foi aviador da marinha americana, fez voos em grandes aviões e tornou-se comandante nos treinamentos feitos na terra.
O espetacular Neil não foi sozinho nessa aventura de ir a lua , ele tinha mais dois acompanhantes , mas foi ele quem primeiro pisou na lua conquistando o extraordinário sonho cobiçado por muitos e ao descer ressaltou a seguinte frase "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade".
Armstrong faleceu aos 82 anos, deixando dois filhos e muitas saudades para parentes e amigos e até mesmo para alguns desconhecidos,ele foi um vitorioso e guerreiro por suas conquistas e batalhas vencidas , Neil além de deixar saudades também deixou grandes exemplos de vida para todos que sonham bem ALTO.


Maria Joyce Saraiva Dos Santos ( 1° ano Médio)

Joninhas disse...

Com 82 anos, morreu no sábado aquele que reescreveu a história da humanidade no século XX, o primeiro homem a pisar na Lua.

Armstrong era um homem extremamente competente e inteligente. Antes de ser astronauta, chegou a ser aceito para o MIT (Massachussets Institute of Technology, além de fazer parte da Marinha como aviador, combatendo na Guerra da Coreia em 1950. Durante seu período militar, Armstrong cumpriu 78 missões como piloto de caça. Após a guerra, tornou-se piloto de testes durante toda a década de 50, prestando serviço para diversas empresas privadas.

Como grande piloto, Armstrong sempre desejou mais. Durante sua fase de piloto de testes, chegou a voar na estratosfera pilotando o X-15, primeiro modelo de caça a atingir essa altitude. Na década de 60, começou a fazer os testes da NASA, e após todo o período de treinamento tornou-se o primeiro civil americano a tornar-se astronauta.Foi em 1968 que teve início a saga de Neil Armstrong para a Lua. Conhecido como um homem sério, tranquilo, discreto e sem nenhum grande ego ou desejo acima do que já fazia, isso o tornava um comandante perfeito para a missão da Apolo 11. Em 1969, a nave pousou no satélite terrestre. Além da famosa bandeira americana, também foi fixada uma placa metálica, assinada pelo então presidente dos EUA Richard Nixon. De iniciativa própria, também deixou um pequeno memorial, com fotos de grandes astronautas que morreram em missão, como Yuri Gagarin, Roger Chaffee e Vladmir Komarov.
Após a missão Apolo 11, ele decidiu não ir mais ao espaço, e tornou-se professor até o início da década de 80.
Francisco das Chagas Araújo Saraiva( 1° ano Médio)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O texto cometa a vida e lutas de Neil Armstrong , ele era muito inteligente teve muitas formaturas . Neil Armstrong esse sim e um grande guerreiro foi o primeiro homem a pisa na lua. Nasceu no dia 5 de agosto de 1930, Pois desde sempre mostrou que gostava de aeronaves, Armstrong era um homem muito competente pois Grandes batalhas Só são dadas a grandes guerreiros e para mim Armstrong é um dos maiores Heróis americanos .
Mais Deixou muitas saudades para amigos e familiares Morreu Sábado dia 25 aos 82 anos , sua família se mostrou muito “arrasada” e disse que o astronauta “serviu a nação com orgulho”



Diandra Kelly Lima Araújo (1° ano Médio)

Graduação em Física disse...

Queridos alunos, aparticipação de vcs faz parte da forma de como o ensino hj ñ se limita apenas nas salas de aula, tá bom? Participem.

Geraldo Saraiva disse...

O texto nos informa de um grande acontecimento que ficou para sempre lembrado na memória de todos nós.
No dia 20 de julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong deu o primeiro passo na Lua, tendo experiência por ser aviador da marinha americana e por ter pilotado em aviões de caça, que entre ele se destaca os voos espaciais da Gemini 8 e da Apollo 11. Com todo esse preparo ele e mais dois astronauta (Edwin Aldrin, Michael Collins) foram convocados a participar desse voo em direção a Lua.
Ao chegar em solo lunar, Neil disse a seguinte frase: "O pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade."
Após esse feito Neil mostrou que tudo é possível, assim como foi possível o homem pisar em solo lunar.
Fernanda Araújo Saraiva ( 1º Ano Médio)