quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bola metálica de 6 kg despenca do céu e cai na Namíbia

Bola metálica de 6 kg despenca do céu e cai na Namíbia Em novembro, as autoridades locais contataram a Nasa e a ESA (as agências espaciais norte-americana e europeia) para notificá-las sobre a descoberta de uma bola de metal com 1,1 metro de diâmetro e peso de 6 kg. O objeto só não machucou ninguém por ter caído em uma região remota do país --uma vila a 750 km da capital Windhoek. Segundo cálculos da Nasa, as chances de uma pessoa entre os cerca de 7 bilhões de pessoas que vivem na Terra ser atingida por um lixo espacial são de 1 em 3.200. Desde o lançamento do Sputnik 1 (o primeiro satélite artificial em órbita), são quase 54 anos sem qualquer registro de morte nesses termos. Na verdade, acredita-se que apenas uma única pessoa tenha sido atingida por lixo espacial. Em 1997, a americana Lottie Williams sentiu um baque no ombro que era um pequeno pedaço, diz a própria Nasa, de um foguete Delta. Ela não se machucou. O lixo que circunda o planeta Terra são restos de equipamentos usados em missões espaciais. Uma ou outra vez, essas sobras que flutuam aleatoriamente ameaçam bater na ISS (Estação Espacial Internacional).

2 comentários:

Unknown disse...

1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Olívia Saraiva Maia.
aluno:Humberto
Bom professor isso mostra q mesmo fazendo 54 anos q essa nave foi lançada agente ainda corre risco de ser atingido por alguma coisa dela num e isso.......

Fernanda disse...

De acordo com matéria postada, o objeto metálico caiu no território Nambiano em novembro. Esse lixo espacial caiu na atmosfera terrestre, vindo de resto de materiais usados para pesquisas.
Isto mostra que o homem não está só poluindo a terra, mas também o espaço; destruindo e colocando em risco a vida de bilhões de pessoas, que de uma forma ou outra contribue para a poluição terrestre e espacial.

Grupo: Eugênio, Verlânia, Fernanda e Dayane.