sábado, 7 de março de 2009

Novo telescópio da Nasa vai procurar planetas parecidos com a Terra














A Nasa colocará esta semana em andamento sua primeira missão com capacidade para responder a um dos principais questionamentos da humanidade: existe vida além da Terra? A esperança de encontrá-la está nos exoplanetas, corpos que giram em torno de outras estrelas além do Sistema Solar. Até agora, a partir de diversos sistemas de detecção, os astrônomos confirmaram a existência de mais de 320 desses planetas.

E, para continuar essa busca, a agência espacial americana lançará o observatório Kepler, que partirá na sexta-feira (6). Será uma das primeiras missões com a capacidade de encontrar lugares como a Terra, planetas rochosos que se encontrem em uma área quente em que se possa manter em sua forma líquida a água, elemento essencial para a formação da vida, conforme disse a Nasa em comunicado. "O Kepler é um componente crucial dos esforços da Nasa para encontrar e estudar planetas com características similares às da Terra", assinalou Jon Morse, diretor de astrofísica da agência espacial em Washington.

Segundo o cientista, o censo planetário que o Kepler fará ajudará a compreender a frequência em que existem esses planetas na Via Láctea. Também contribuirá para o planejamento de outras missões que, em um futuro a médio prazo, detectem diretamente e transmitam informação sobre as características dos mundos que existem em torno de estrelas vizinhas.

O Kepler iniciará a busca na "minúscula" região de Cisne-Lira, que contém cerca de 100 mil estrelas similares ao Sol. Com seus instrumentos, o Kepler determinará a existência dos exoplanetas através das mudanças de luz que suas estrelas refletem quando os astros passarem entre elas e o observatório. Teoricamente, se esses corpos observados pelo Kepler forem similares à Terra, teriam de completar uma órbita de cerca de um ano em torno de sua estrela.

O observatório contará com instrumentos que estão entre os mais poderosos produzidos até agora para a prospecção científica do espaço, como uma câmera com resolução de 95 megapixels. Segundo Debra Fischer, astrônoma da Universidade Estadual de San Francisco, o Kepler será um instrumento básico para saber que tipo de planetas giram em torno de outras estrelas. Suas descobertas serão utilizadas imediatamente para analisar as atmosferas dos exoplanetas. E as estatísticas recolhidas levarão a determinar o rumo que deverá ser seguido para estabelecer se efetivamente há "um planeta de cor azul que orbita outra estrela em nossa galáxia".

11 comentários:

felipe disse...

proff: acho q a novidade foi o calendário e o relógio q vc msm colocou no blog.

ass: Felipe Luênio.

R.C.S.J ,Real Club São-Joseense disse...

ei porf a novidade do blog é o calendario e orelogio q vc postou em seu blog.ROBSON CARLOS{carlinhos}.

R.C.S.J ,Real Club São-Joseense disse...

prof,o q vc colocou em seu blog de novidade foi Relog Caledario v1.0.Muito bom mas tenho outros modelos melhores em meu blog. acesse: realclubparaiba.blogspot.com.
Robson Carlos

felipe disse...

ei prof. a novidade dessa vez foi tua foto...

Felipe Luênio.....

felipe disse...

´por que você modificou ela..


Felipe Luênio...

Robson Carlos Dantas da Silva disse...

ei prof é a tua foto a novidade.

Robson Carlos Dantas da Silva disse...

ei prof a novedade é a foto q ta + perto.

Robson Carlos Dantas da Silva disse...

ei prfessor a modificaçaõ é as letras grandes.

felipe disse...

ei pa novidade dessa vez foi a sua foto pq vc aproximou mais ela..


felipe luênio...

jarbas disse...

ei prof. novi e q dessa vez foi a sua foto pq vc aproximou mais ela..

jarbas...

jarbas disse...

ei e as letras estão muito grandes tanbem..
vlw..
jarbas