domingo, 20 de março de 2011

A lua mais perto de nós.







A variação no tamanho aparente da Lua acontece porque a órbita do nosso satélite ao redor da Terra não é uma circunferência perfeita e sim uma elipse com a Terra posicionada num dos focos, como pode ser visto na ilustração abaixo.

Sendo assim, nesta órbita "oval", enquanto translada ao redor do nosso planeta, a Lua pode ficar mais perto ou mais longe da Terra . O ponto mais perto é o perigeu e o mais longe o apogeu.
A distância média Terra-Lua, medida entre os centros dos astros, é de cerca de 384000 km. Mas no perigeu a Lua fica mais próxima, a apenas 363000 km (aproximadamente) da Terra. No apogeu esta distância cresce para mais ou menos uns 405000 km. Por conta disso, o tamanho aparente do disco lunar pode variar entre 0,49 até 0,55 grau. Confira cálculos destes parâmetros aqui neste
Quando coincide da Lua estar na fase cheia (com a face iluminada voltada para a Terra) e a sua posição orbital ser próxima do perigeu, a Lua Cheia fica "mais cheia", ou seja, visualmente maior, atingindo 0,55 grau de diâmetro aparente.
Assim, como visto na imagem acima, a Lua Cheia no perigeu costuma ser cerca de 12% maior do que a Lua Cheia no apogeu. E, mais próxima da Terra, o brilho lunar relativo fica bem maior.
Neste próximo sábado a Lua Cheia acontecerá com o nosso satélite a apenas uma hora do perigeu, ou seja, bem mais perto da Terra. Por isso teremos uma super Lua Cheia!
A última vez em que a Lua esteve assim tão grande foi em março de 1993. Em 2006 tivemos uma Lua Cheia perto do perigeu, evento que eu cobri aqui no blog. Mas a Lua não estava tão perto do perigeu quanto estará amanhã.
Se o céu estiver limpo, valerá a pena tentar observar o nosso satélite. É só ficar de olho no nascer da Lua no horizonte leste (pouco depois das 18h, horário de Brasília, ainda ao entardecer) e aproveitar o espetáculo. É só ficar de olho no nascer da Lua no horizonte leste (pouco depois das 18h, horário de Brasília, ainda ao entardecer) e aproveitar o espetáculo.

Nenhum comentário: