quarta-feira, 17 de março de 2010

Mais um exoplaneta














Astrônomos anunciaram nesta quarta-feira (17), em um estudo publicado na revista científica britânica Nature, a descoberta de um planeta do tamanho de Júpiter, mas que fica fora do Sistema Solar. Trata-se de um exoplaneta (ou planeta extrassolar), como são chamados aqueles que fazem sua órbita em torno de outras estrelas que não o Sol.

O exoplaneta recém-descoberto, batizado de CoRoT-9b em homenagem ao telescópio orbital francês que o avistou pela primeira vez em 2008, leva 95 dias para orbitar sua estrela, a CoRoT-9, situada 1.500 anos-luz da constelação de Serpens, a serpente. A título de comparação, o "nosso" Mercúrio leva 88 dias para orbitar o Sol.

Hans Deeg, cientista que chefiou as pesquisas e trabalha no Instituto de Astrofísica do arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, diz que "esse é o primeiro planeta extrassolar que se assemelha aos planetas do nosso Sistema Solar". Com isso, os cientistas podem estudá-lo com maior profundidade, já que modelos que usamos para planetas que ficam perto de nós podem ser adaptados mais facilmente.

Nenhum comentário: