sábado, 16 de agosto de 2008

ECLIPES LUNAR














Amanhã, sábado, 16 de agosto, tem eclipse lunar parcial logo no começo da noite. Para nós aqui no Brasil a Lua Cheia já vai nascer eclipsada e poderemos acompanhar o evento da metade em diante.

Um eclipse lunar acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua. Iluminada pelo Sol, a Terra projeta no espaço um cone de penumbra (onde há um pouco de luz) e outro cone de umbra (região totalmente escura).



A luz solar que passa tangenciando a atmosfera terrestre, ao ser refratada pelas partículas do ar, sofre desvio e mergulha dentro do cone de umbra. E isso ocorre especialmente para as cores vermelho e alaranjado. Assim, no cone de umbra que deveria ser totalmente escuro, haverá uma tênue luz vermelho-alaranjada capaz de tingir nosso satélite natural de um tom vermelho tijolo bem típico dos eclipses lunares.

Pode acontecer da Lua passar apenas pelo cone de penumbra. Neste caso o eclipse é quase imperceptível. Mas, quando a Lua entra integralmente no cone de umbra da Terra, o eclipse é total e é o mais bonito de se ver, com todas as fases bem evidentes e observáveis. Também pode ocorrer da Lua mergulhar parcialmente no cone de umbra. Neste caso o eclipse é parcial e nem sempre o efeito de Lua cor de tijolo será bem observado. O eclipse de amanhã, como você pode ver na simulação interativa mais abaixo, será parcial. Cerca de 80% da Lua pssará dentro da região umbral. Vai sobrar uma beiradinha de Lua de 20% para fora da umbra. Não será o mais lindo eclipse lunar que você já viu. Mas será bem bacana de se ver.

Nenhum comentário: